segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Escola Invisível

Há tantas metáforas pelo mundo afora que é até difícil escolher uma para iniciar o texto, mas se não houver uma definição em tempo hábil, o texto não será iniciado e tampouco finalizado. A escola invisível é uma forma metafórica de falar dos ambientes virtuais que podem ser utilizados para minimizar as distâncias entre professor-professor, professor-aluno, aluno-professor.

 Na rede, os diálogos podem se tornar mais fáceis e palatáveis aos olhos dos alunos e professores. O professor pode conhecer um pouco mais da cultura dos seus alunos e colegas e perceber aspectos que, em sala de aula, são difíceis de identificar. 

O blog é uma ferramenta muito boa de ser trabalhada na formação de professores. Com o blog o professor pode trocar informações/dicas com seus colegas e trabalhar uma disciplina de forma dinâmica com seus alunos. Veja exemplos de escolas invisíveis:

 Educação Infantil http://mirexmusica.blogspot.com.br/

Trabalhando Disciplinas Diversas (Matemática, Biologia, Psicologia, Sociologia, etc.) http://brainly.com.br/ 

Atividades Pedagógicas http://www.canal-educar.com/

 Espaço Educação http://spacoeducacaosoniagermano.blogspot.com.br/

 Aqui você pode encontrar outros blogs: http://diversosblogseducacionais.blogspot.com.br/


 Para ampliar a visão sobre o uso dos blogs leia: COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUI JUNIOR, João Batista. Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In MARCELINO, Maria José ; SILVA, Maria João, org. – “SIIE’2007 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 9, Porto, Portugal, 2007” [CD-ROM]. [Porto : ESE-IPP, 2007]. ISBN 978-972-8969-04-2. p. 199-204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário